Este texto é de 2007. Publiquei após uma longa visita à Curitiba. Coloco-o aqui para que os iguaçuenses entendam como funciona o transporte público de Curitiba.
Jackson Lima
Cada cor significa muito mais do que a preferência dos permissionários (ou melhor os permissionários não têm escolha). Os Expressos Vermelhos ligam os Terminais de Integração Urbanos ao centro da cidade. Os laranjas – ligam os Terminais aos bairros da região; os Interbairros ligam os diversos bairros sem passar pelo Centro de Curitiba e Ligeirinhos Prateados complementam as linhas expressas e interbairros.
Já digo, de cara, que o Sistema de Transporte de Curitiba é singular até na sua estrutura
Jurídica e administrativa. Em Curitiba a URBS é a única concessionária do transporte coletivo. A URBS como “concessionária” contrata as “permissionárias” que são 10. Daí a possibilidade de manter um padrão de cores diferentes para linhas diferentes.
Outra “tacada” de mestre no Sistema de Transportes Curitiba são os terminais. No material que fiz sobre os ônibus em Foz do Iguaçu disse que o segredo para quem quer entender como andar de Ônibus em Foz é entender o TTU – Terminal de Transporte Urbano da cidade. A mesma coisa digo para Curitiba com a diferença de que, a capital paranaense tem 21 Terminais de Integração Urbanos (TIU) e quatro Terminais de Integração Metropolitano (TIM).
Os 21 TIUs são alma do Sistema. Eles seguem uma tendência de acompanhar os eixos de Transporte (Norte-Sul e Leste – Oeste) dentro da cidade. Do Terminal de Santa Cândida (Norte) ao Terminal de Pinheirinho (Sul) há cinco TIUs – entre eles há vaias paradas, a aproximadamente cada 400 metros. Entre o Terminal Capão da Imbuia (Leste) e o Terminal de Campo Comprido (Oeste), há dois TIUs passando pelo Centro da Cidade. Há outros Terminais espalhados por outras áreas que não agorinha não pretendo falar deles. Fica para mais tarde.
Os TIMs são como o nome já diz, terminais que ficam na área Metropolitana, isto é nos municípios vizinhos. É o caso do TIM de São José dos Pinhais. As cores dos ônibus correspondem às cores das linhas e este é um mais truque ou uma dica para quem olha no mapa de transportes que se encontra em estações e terminais.
Para concluir esta segunda parte das postagens, acrescento que o modelo de Curitiba tem influenciado o transporte coletivo em muito mais cidades do que parece. Alguns exemplos são a cidade de Santa Fé de Bogotá ou simplesmente Bogotá,Colômbia,que implantou, com modificações é claro, o Sistema de Transporte de Massa chamado de Transmilenio – com ônibus parecidos, conceito parecido e aceitação similar. Quito, Equador está trabalhando em canaletas especiais para ônibus e, descobri, que Johanesburg (Joanesburgo) na África do Sul adotará o Sistema Rápido de Transporte a partir de 2009 – já em preparação para a Copa do Mundo. Até a próxima!
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