sábado, 23 de janeiro de 2010

Fila Educada no TTU - Foz: TTU-Aeroporto-Parque Nacional


Fotos Marcos Labanca

Pegar ônibus no TTU de Foz do Iguaçu pode ser uma aventura. Na maioria dos pontos de ônibus, a lei é salve-se-quem-puder. Ônibus chegam dos bairros lotados. Quando param, sempre há uma boa lotação para embarcar. O problema é que as pessoas que estão aguardando para embarcar não esperam o desembarque dos que estão chegando ao TTU. Uma das linhas mais famosos na prática desse sufoco é a Morumbi - TTU - Centro.

Às vezes há 30, 40 pessoas para desembarcar e, simultaneamente, há outras tantas para embarcar. O normal é que haja um gargalo na área da porta de desembarque. O triste é que crianças de 10, 12 anos, e também crianças de mais e crianças de menos idade, já se tornaram especialistas na arte de forçar o caminho deles para dentro do ônibus. E qual é o motivo de tanta pressa? É o horário? Pode ser que haja a preocupação com o horário. Porém o motivo real é a corrida para encontrar um lugar para sentar. É isso que provoca a competição, o vale tudo que envolve pessoas de todas as idades. Embora o Morumbi seja destaque, o problema é compartilhado pela maioria das linhas.

Nas duas fotos acima, o fotógrafo Marcos Labanca resgistrou um fato inusitado. Ele capturou duas filas super organizadas para embarque no ônibus que faz a linha TTU - Aeroporto - Parque Nacional. O fotógrafo Marcos Labanca e eu ficamos admirados. Daí perguntei a um fiscal do TTU qual era o motivo de tanta organização. Quem organiza? É o Foztrans? É o Governo do TTU? Resposta do fiscal: "É uma fila de formação espontânea. Até a gente ficou surpresa", disse.

Para o fiscal, as filas para pegar os ônibus do Parque Nacional é utilizada por pessoas que trabalham no Parque Nacional do Iguaçu, na Cataratas S.A., nos hotéis ao longo da Avenida das Cataratas ou para empresas aéreas no Aeroporto Internacional do Iguaçu. "São pessoas mais preparadas, acostumadas a lidar com gente de mais educação", disse o fiscal.

Para que quiser imitar e desejar observar a organização da fila de geração espontânea basta ir ao TTU, pagar a passagem, é claro, e dirigir-se à plataforma de onde partem os ônibus para o Parque Nacional. Mas tem que ser nos primeiros horários da manhã. Ao longo do dia, a fila some.

Nenhum comentário:

Postar um comentário