sábado, 31 de outubro de 2009

O Único Chegou!


'Foto 'bairronauta'

O Único é o Sistema de Bilhetagem Eletrônica que será implantado em Foz do Iguaçu. Quando? Logo - é a resposta. Ou, em breve! O Blog de Foz fez duas notas sobre o Único. Uma dessas notas está aqui. Dessa nota, você vai à primeira. Bem, o único chegou. Graças ao silêncio sobre este assunto, você pode não saber nada dele.

Na postagem cujo link está acima lhe levará para a Lei Municipal que o aprovou. Bem, já sabemos que o Único já tem uma casa. Será ao lado do terminal (TTU). É a casa da foto! O transporte coletivo de Foz do Iguaçu não está em sua melhor época. Quando peço para que me apresentem uma boa desculpa para implantarmos o Único, me citam o fim do vale transporte. "O vale transporte está sendo usado como moeda", dizem. Eu me pergunto: e daí?

Estão de olho em acabar com o caráter de moeda de troca do vale transporte. Daí a outra pergunta é: os cartões vão sair antes da licitação? Ou depois da lictação? Tenho entendido que há uma briga feia. O silêncio é prova disso. Não esqueça que eu sou um 'cientista da comunicação'. Comunicólogo. Conheço todas as teorias! Bem de qualquer forma o único está aí e creio que está na hora de abrir o jogo. Caso contrário, a novidade parece ser uma imposição muito complexa.

Logomarca


A logomarca do Único é parecida com a da Skol. A Skol tem uma seta que aponta rodando para baixo. Por isso é a cerveja que desce redondo. Já a logomarca do Único faz o sentido contrário. É uma seta que aponta rodando para cima. É algo que se insere de baixo pra acima. Mas não no sentido democrático de base. E tem mais, ao inserir-se verticalmente, vira rodando para a esquerda, começa a descer girando, esfolando, pelo caminho, a entranhas do usuário. Não tá bom! Ainda há tempo para mudar a logomarca! O Único já tem um site. No site voce vê a proposta dos cartões. Mas não tem informações daquelas que você precisa para realmente entender e ajudar na decisão. Comunicologicamente falando e utilizando a Análise Transacional para embasar, esta linguagem é infantilizante ou seja algo há para subestimar a sua inteligência! (AH, eu sou usuário do transporte coletivo. Não tenho carro!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário