segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Novo Transporte Foz: Entendendo a Linha 201 Morumbi Circular A

Olá amigos do Blog de Foz, como prometi há dias, começo a postar material que ajude a entender e a utilizar o transporte público de Foz do Iguaçu. Nada é permanente ainda, haja visto que a cidade vive tempos de “ajustes”. Vejo que a intenção das autoridades é que o plano ou "sistema" siga em frente. Nas minhas postagens anteriores cobrei a falta de informação. Só para você ter uma idéia, vários motoristas me comentaram que conheceram pela manhã o trajeto que iriam fazer à tarde. Outros me disseram que quando chegaram ao TTU na manhã do 14 de janeiro, não sabiam onde parar porque as placas tinham sido mudadas na madrugada. Vou me dedicar agora a narrar o trajeto das duas linhas do Morumbi pois são as que eu utilizo todos os dias. São duas as linhas: a 201 _Morumbi Circular A e a 201_Morumbi Circular B. Você deve prestar atenção à palavra “circular” É aí onde está o coração do novo "sistema" .

Mini introdução
Os ônibus que fazem a linha 201 _Morumbi Circular A vão, para o bairro, pela Avenida República Argentina e voltam para o centro pela Avenida Costa e Silva. Já a linha 201 _Morumbi Circular B, faz o contrário. Parte do TTU em direção ao bairro pela Avenida Costa e Silva e volta pela Avenida República Argentina. Plo menos é o que entendi. Na lista ou itinerário oficial que se encontra na página do Foztrans e recentemente na página do Único, o iníco da linha aparece como sendo no encontro da Avenida República Argentina com Rua Iapó. Sugiro que você esqueça disso por enquanto, para não pirar. Na prática, as linhas estão saindo do TTU até segunda ordem - de prefeêncxia uma ordem com mais informação e clareza.

A Rota
Assim, eu sairei com vocês agora do TTU em direção ao bairro pela Linha A. Que, na prática, repito, sai do TTU e pega a Rua Tarobá, JK, Jorge Schimmelpfeng (já estaos na catedral), Almirante Barroso (Praça do Mitre e CAESP), lá na frente pega a Xavier da Silva, ... República Argentina que segue-a sem grandes mudanças até a entrada da Avenida Canindé, Tenente Eduardo Olmedo, Avenida Mário Filho, Mané Garrincha e Jules Rimet, você já notou que estamos na indo para a Avenida Costa e Silva e nos dirigindo para a região do Cataratas JL Shopping onde há o sinaleiro e onde pegamos a Avenida República Argentina e indo para o TTU. Graças à muvuca democrática promovida pela população do Morumbi e região, o ônibus pode estar passando por ruas que aida não conferi por não ter ainda indo para esse lado desde a mudança. No TTU o ôibus para, você desce ou não e logo ele volta para o bairro. Esses dias, o ôibuus chegou ao TTU, parou e desligou o motor. Os passageiros não gostaram. Uma vez ele volte a ligar o motor e partir o roteiro de volta é o que já vimos: "...TTU ALA 01 AV. JUSCELINO KUBITSCHEK AV. JORGE SCHIMMELPFENG R. ALM. BARROSO R. XAVIER DA SILVA R. MATO GROSSO AV. REPUBLICA ARGENTINA ...SEGUE CIRCULAR o que é circular?
Imagem Google / Modificada criada pelo Unico Foz

Novo transporte: Entendendo a linha 201 Morumbi Circular B

Atenção para o 201-B Morumbi Circular B: Esta linha desce pela República Argentina. A novidade dele é que quando chega na esquina da antiga Coca Cola, que depois foi Queiroz Galvão e agora é Vittale, em vez de virar à direita em direção ao Shopping, o ônibus vai entrar à esquerda para pegar a Rua Mato Grosso. Assim se você vai para o shopping, desca um ponto antes e caminhe. Você caminhar até o shopping, ou outro lugar onde você trabalhe. Este ônibus continuará pela Mato Grosso até a Bartolomeu de Gusmão - onde entrará à direita, continuará descendo, atravessa a Avenida Paraná e se dirige ao centro. Atenção se você vai para a UDC, Colégio Dinâmica se preparae para descer por aqui. Há um ponto logo em seguida. Bem, quem ficou no ônibus vai continuar até entrar na Rua Marechal Floriano - sabe qual é, né? É a rua onde está A Gazeta do Iguaçu e onde estão pontos que aqueles que usavam o Morumbi - Centro - TTU já estavam acostumados. Para matar a charada, se você usava o Morumbi - Centro - TTU, agora pegue o Morumbi B. Logo ele (o ônibus vai para o ponto do Mitre na esquina com a Schimmelpfeng e daí prosegue a na mesma rota que era o Morumbi - Centro - TTU (Imagem acima Google/criada pelo Unico Foz)

sábado, 15 de janeiro de 2011

TTU - Gosto de história

Já está em andamento o novo sistema de transportes urbanos de Foz do Iguaçu. Muitas das fotos postadas no Blog TTU Foz já entram na categoria "histórica". A variedade de cores das quatro empresas foi substituida pela "unicidade" do verde abacate claro. As empresas se uniram e atuam sob a sombrinha de um Consórcio (chamado) Sorriso. A iguaçuense que aparece na foto aguardando um ônibus possivelmente para o Libra, Campos do Iguaçu ou Jardim Guarapuava, e parte dessa história. As coisas da saudosa Viação Itaipu - amarelo branco e preto cm a personalização de muits ônibus com nomes como "Meu Pé de Laranja Lima", "TurgaPaola" e outros já não, circulam. O mesmo se pode dizer para o verde do Expresso Cidade de Foz que chegou à Foz no início nos anos 90 primeiramente sob o nome de TSP - Transportes Saltos de Pirapora graças a uma licitação promovida pela administração de então que vitimou uma empresa iguaçuense chamada "Viação Morenita". Ou então o prateado da Transbalan que contiua funcionando no abacate claro.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Público especial de usuários do TTU

Entre os públicos diferentes do transporte urbano de Foz do Iguaçu, podemos incluir os estudantes, estagiários e trabalhadores jovens da Itaipu Binacional, do PTI, da Unila e outras entidades e organizações. A foto foi tirada pelo "bairronauta" no final da tarde de um dia de trabalho normal. Como o ponto de ônibusa está na frente do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional, o público é enriquecido pela compnahia de turistas. Nesse dia, embarcaram aqui duas indianas, duas americanas de origem indiana e um executivo carioca paquerador que tinha compromisso em Foz no dia seguinte. Em todo o trajeto ele manteve animado papo com as passageiras femininas usuárias da linha de ônibus. Os moradores da egião das Vilas C e comunidades ao lngo da Avenida Tacredo Neves, têm muuita oportunidade de interagir cm gente de tudo quanto é lugar e, melhor, aproveitam!

Linha nobre TTU-Parque Nacional

O grupinho que aparece no primeiro plano da foto é de São Paulo. O ônibus saiu do TTU e logo no primeiro ponto, subiu uma família alemã. Os paulistas deixaram esbolsar um sorrriso. Até entao no ônibus já se falava espanhol, português e inglês. Quem estava falando inglês era m chinês que falava super alto para mostrar que era viajado e estava se sentindo em casa. Ele falava com a cobradora da Transbalan empresa que faz a linha TTU-Parque Nacional. No próximo ponto, próximo à Jauense - uma cafeteria famosa em Foz e próximo aos bombeiros, embarcaram uns russos. Duas coisas: o ponto onde as russas e,barcaram já não está mais nesse local. Ele foi trasladado para facilitar o trânsito aos carros e dificultar a vida do pedestre com a benção do Foztrans. Hoje na Avenida JK só há dois pontos de ônibus depois do TTU. Isso dificulta muito a vida de quem vem do bairro para pagar cntas na lojas ou que deseja comprar. Se eu fosse a ACIFI eu faria alguma coisa.
O ônibus estava cheio. Além dos turistas, o ônibus é o único meio de transporte para os milhares de iguaçuenses que saem dos bairros para trabalhar no Aeroporto, estabelecimentos hoteleiros e de outras categorias entre o centro da cidade e o Hotel das Cataratas e o Porto Canoas. Só nos últmos dois pontos da linha TTU-Parque Nacional, os estrangeiros passaram a ser maioria. As fotos aquyi foram tiradas pelo autor do blog na missão de o "bairronauta".
Tradicional empresa de Foz do Iguaçu, a Irmãos Rafagnin tem mudados de cor ao longo do tempo. A Irmãos Rafagnin prateada foi a mais recente e obedeceu à última licitação. Os ônibus tiveram que se adaptar a novos tempos e nhen-nhen-nhen. Mais não escacez de idéias para "novos tempos" nos trópicos. A "movimentação" que trouxe as estações tubos para Foz do Iguaçu junto com o TTU inaugurado em 2003, criaram idéia de ônibus "ligeirinhos" e houve uma tentativa grosseira de imitar o ainda (mas cada vez menos) exemplar transporte de nossa capital. O "amarelinho" da Imãos Rafagnin foi mais uma exigência de adaptação a novos tempos. Entre outras coisas, o amarelinho parava em pontos de ônibus-tubo, onde se utilizava o embarque pela porta especial do lado esquerdo. Com a falência das estaçõs tubo em Foz, o ônibus foi mantido em serviço especial servido a milhares de estudantes, moradores e outros usuários da Vila A, via INSS, Forum, Avenida Paraná, Hospital Ministro Costa Cavalcanti e Jardim Aporã. Obrigado Amarelinho pelo serviço!

Lances e relances no TTU

Muitos motoristas e cobradores e ônibus de Foz do Iguaçu têm muito mais contato satisfatório com os turistas que a maioria dos empresários e autoridades dpo turismo da cidade. De alguma maneira, a comunicação funciona e com mímica ou gestos, os turistas se perdem menos. Aqui, uma turistas se informa sobre o funcionamento dos ônibus para o Parque Nacional, empresa Transbalan. A geração mais nova de iguaçuensa está mais envilvida e podem interagir. É o caso do rapaz que porta a bolsa de um curso de capacitação promovido pelo Governo Federal.