sábado, 23 de janeiro de 2010

Indios Maká indo para o trabalho via TTU



Existe uma comunidade Maká em Ciudad del Este mas eles não são daqui. Os Maká pertencem ao grupo mataco-guaicuru. São índios da área de influência do rio Paraguai. Os guaicuru ou kadiwéu estão no Mato Grosso do Sul entre o rio Paraguai e a Serra da Bodoquena. Eu já fui vizinho deles quando perambulei peo Mato Grosso do Sul. Nosso ponto de encontro era próximo a um lugar chamadop Morraria do Sul, distrito de Bodoquena. Os Mataco-guaicuru são fortes e fram dor de cabeça forte para espanhois e portugueses lá na área do MS hoje Brasil.

O ramo mataco vive bem mais para baixo no rio Paraguai com forte presença no Chaco Paraguaio e nas províncias argentinas vizinhas como Formosa. Em Assunção há uma comunidade grande de Makás. Caçadores e antigos coletores de frutos, hoje os makás não tem o que caçar e não tem frutos para recolher. Saída para situação desesperada: vender artesanatos; Por isso hoje eles viajam caçando um lugar decente onde haja genye que compre artesnato. O casal que aparece na foto mora em Ciudad del Este. Ele e os outros maka atravessama fronteira para vender artesanatos.

Eles utilizam o ônibus Parque Nacional embarcando aqui no TTU e se dirigem às proximidades do Parque Nacional. UM grupo pode ficar no Restaurante e Churrascaria Rafain, outros vão para as proximidades do Parque das Aves e outros ainda, ficam próximos à Termas que fica logo abaixo do Parqe das Aves. É mais um povo que passa todos os dias pelo TTU FOz. Os makás que estão em Foz todos os dias podem entender português, guarani, espanhol e maká. Conheço vários que já arriscam um inglês razoável. Se puder, adquira peças do artesanato maká que lhe chamar a atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário