segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Está chegando o UNICO! Cartão pré-pago para o transporte urbanos


Foto 'bairronauta' abordo do ônibus TTU - Parque Nacional do Iguaçu

Tem novidade no ar para os passageiros do Transporte Urbano de Foz do Iguaçu. Vem aí o ÚNICO um cartão-transporte carregável e recarregável. Vai ser um misto de cartão de crédito com cartão pré-pago para telefone celular. Vai parecer com cartão de crédito porque os ônibus vão ser equipados com uma máquina leitora de cartões. Você embarca no ônibus, se dirige à catraca, passa o cartão na máquina, passa roleta e pronto. Vai lembrar o pré-pago do celular porque entrará a questão de créditos. Este negócio de créditos pré-pagos parece ser o grande modelo. Na África do Sul existe cartão pré-pago para água.

Escutei cobradores de ônibus de várias empresas de Foz do Iguaçu falar sobre a novidade. Disseram (as empresas) aos cobradores que entre outras coisas eles vão poder vender crédito e carregar cartões dos passageiros-clientes. Onde os cartões vão ser vendidos? Não sei. Essa é só a primeira postagem sobre o assunto. Já se pode ver cartazes anunciando o Único nos ônibus que fazem as principais linhas da Terra das Cataratas. O que me chamou a atenção é um fator interessante. Vai haver seis espécies de cartões. São eles: 1) Cidadão 2) Estudante 3) Turista 4) Isento, 5 ) Vale Transporte e 6) Sênior. Podem não estar necessariamente nessa ordem. Algumas perguntas passaram pela minha cabeça: Por que seis tipos de cartões? Haverá diferença de preço? Como funcionará o cartão para estudante? E o do turista? E vale Transporte? O Sênior e o Isento são grátis? Substituirão as carterinhas fornecidas pelo FOZTRANS? Como e onde serão vendidos?

O material de divulgação apresenta como uma das vantagens o fato de que todos os passageiros passarão pela catraca! Também de que não será necessário carregar dinheiro. Outra vantagem: caso o cartão seja roubado ou perdido você pode pedir que seja bloqueado ou invalidado. O sistema já está presente em outras cidades brasileiras. Em São Paulo já funciona há tempo e há maneiras de comprar ou carregar créditos no cartão até pela internet. E aí: Isso vai ser bom? Vai dar briga? Tem potencial de encrenca? Eu acho que sim, caso contrário a campanha de aviso sobre o novo método não seria tão silenciosa. E mais, se todos vão passar a catraca como ficam os idosos, os deficientes físicos, as grávidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário